quarta-feira, 26 de maio de 2010

Processo para a canonização

O que significa passar por um processo de canonização?
Como Mestra Tecla, também Irmã Dulce, anjo bom da Bahia, está neste processo, na fase da beatificação. O que falta ainda? Veja e, em seguida, faça a Oração a Mestra Tecla, pedindo a sua intercessão para alguma necessidade pessoal ou comunitária.

São várias fases porque deve passar a análise da vida da pessoa para ela chegar a ser reconhecida:
Fase Diocesana
Ocorre na diocese onde morreu a pessoa. Nessa fase são nomeados o postulador e a comissão histórica que começa a reunir os testemunhos.

Fase Romana
Os documentos seguem para o Vaticano, onde serão examinados pela Congregação das Causas dos Santos. Vencida essa etapa é nomeado um relator.

A Positio
Com base nesse documento, que resume a vida e os testemunhos sobre as virtudes da pessoa, a Congregação faz o seu julgamento sob os pontos de vista histórico e teológico. Com a positio aprovada, o/a pessoa é declarado/a venerável.

Beatificação
Para ser reconhecido/a como bem-aventurado/a, o/a venerável precisa de um milagre que satisfaça as condições de instantaneidade (ocorrido logo após o pedido), perfeição (atendido completamente), durabilidade (a cura permanente) e preternaturalidade (a ciência não explica).

Canonização
Ocorre com a confirmação de um segundo milagre. Então, o/a bem-aventurado/a é reconhecido/a como um santo/a.

No momento, Mestra Tecla é reconhecida como Venerável. Deverá passar, agora, pela fase da Beatificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em entrevista, o Beato Tiago Alberione fala da Venerável Tecla Merlo

  No dia 05 de fevereiro celebram-se os 60 anos da páscoa de Irmã Tecla Merlo. Convidamos uma pessoa, testemunha da sua vida, que conviveu c...