quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

62º ano da Páscoa de Mestra Tecla - 5 de fevereiro de 2026 - "Emprestemos nossos pés para o Evangelho"

Se quiser rever a celebração, acesse:


62° Anniversario della morte della venerabile sr Tecla Merlo, Cofondatrice delle Figlie di San Paolo. Celebrazione presieduta da S.E. Rev.ma mons. Giovanni Cesare Pagazzi. Ore 18,00 (14h/BR) 5 febbraio 2026. Basilica Santa Maria Regina degli Apostoli, Roma.

Palavras da Superiora Geral Sr. Mari Lucia, no final da Missa

Carta da Superiora Geral

Queridas irmãs e jovens em formação,

Hoje celebramos o 62º aniversário da partida para o céu de nossa amada Mestra Tecla. Nesta ocasião, expressamos nossa gratidão pelo precioso legado de vida paulina que ela nos deixou.

Maestra Tecla viveu fielmente sua vocação paulina como uma jornada de progressiva conformidade a Cristo, enraizada na Palavra e na Eucaristia. Ela sempre nos convidou a dar graças ao Senhor por nossa vocação paulina — a de levar Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida, às almas — "uma vocação que até os anjos invejariam", chamando cada um de nós a vivê-la fielmente e à altura do chamado que recebemos.

«O Senhor nos deu uma bela vocação; portanto, tenhamos uma conduta digna da nossa vocação, cumpramos bem os nossos deveres: os deveres da piedade, do estudo, do apostolado; os nossos deveres na observância dos votos: obediência, pobreza, castidade» (CSAS 2).

Com o passar do tempo, suas palavras não perderam nada de seu brilho; elas permanecem para nós hoje uma exortação viva e amorosa. Os deveres de que ela falou não são um fardo imposto de fora, mas uma responsabilidade que surge espontaneamente dentro de uma relação amorosa: e é precisamente por meio dessa responsabilidade que essa relação pode se aprofundar e se fortalecer.

Por isso, sentimos a necessidade de nos comprometermos a viver em harmonia os quatro pilares paulinos — oração, estudo, apostolado e pobreza — para que Cristo seja o centro da nossa existência, seguindo o exemplo do apóstolo Paulo, que buscou uma profunda união com Cristo a ponto de poder afirmar: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (cf. Gl 2,20). Somente quando vivemos uma relação profunda com Cristo é que a nossa proclamação do Evangelho se torna crível e autêntica.

Maestra Tecla era uma mulher de fé, atenta aos sinais dos tempos; ela sentia o dever de "fazer algo" pelas muitas almas que aguardavam "a luz do Evangelho".

«Devemos ter uma mente grande, um coração grande, pensar no mundo inteiro, em tantas almas que aguardam a luz do Evangelho e que talvez estejam perdidas… Devemos sentir-nos responsáveis ​​por essas almas que ainda não conhecem o Senhor e aguardam a luz do Evangelho, mesmo que sejam de boa vontade» (CSAS 12).

Fiéis aos seus ensinamentos, renovamos o nosso compromisso de fazer com que o Evangelho brilhe cada vez mais para as almas deste tempo, marcado por extraordinários avanços tecnológicos que impactam profundamente todos os aspectos da vida. Neste contexto, estamos particularmente conscientes de que o rápido desenvolvimento da inteligência artificial (IA) generativa, embora abra novas possibilidades, também suscita importantes questões éticas e novas responsabilidades.

Diante desses sinais dos tempos, somos convidados a acolher com renovada atenção o convite da Igreja para “Proteger as vozes e os rostos humanos” (tema do 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2026) e, com a força do Evangelho, a nos comprometermos a “revelar o humano, cuidar da pessoa e responder à desumanização com a pedagogia de Jesus” (Documento Final da 12ª Conferência Geral, p. 11), para que a IA possa promover a inclusão dos mais vulneráveis ​​e daqueles que mais precisam de apoio, contribuindo assim para o bem comum, a busca da verdade e o desenvolvimento humano integral.

Com esse propósito em nossos corações, nos entregamos à intercessão de Maestra Tecla e rezamos para que possamos viver como verdadeiras Filhas de São Paulo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo, permanecendo sempre firmemente ancoradas em Cristo.

Nesse espírito, lembrando aqueles que sofrem por causa da guerra, unamos nossos corações em oração pela paz no mundo.

Em comunhão de esperança

Sra. Mari Lucia KIM
Superiora Geral











Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Emprestemos nossos pés ao Evangelho"