terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Memória do nascimento de Tecla no céu



Carta de Ir. Anna Maria Parenzan
Roma, 5 de fevereiro de 2019
Caras irmãs
Enquanto nos preparamos para celebrar o 55º aniversário do nascimento de M. Tecla no céu, parece bom olhar para essa "Mãe" para aprender com ela, para senti-la próxima, para receber de sua experiência luz e encorajamento. Mestre Tecla era uma mulher capaz de comunicação profunda, de despertar comunhão e entusiasmo mesmo nas situações mais difíceis. Vamos ouvir um testemunho entre muitos,  da sr. Elena Ramondetti (1909-1999), que partiu dia 8 de janeiro de 1937 para a China.
Quando parti para a China com outras irmãs,  Mestra Tecla nos levou à estação e, quando nos separamos, me abraçou com tanta efusão que eu ainda me emocionava com a lembrança daquela cena. No mesmo dia, enviou-me uma carta cheia de afeição e de exortação materna: recomendou sobretudo que nos amássemos, permanecêssemos fieis, sempre unidas aos superiores, formando uma comunidade de caridade e fazendo-nos santas. De 1937 a 1941, quando da eclosão da Segunda Guerra Mundial, nos seguiram regularmente com suas cartas, sempre recomendando cuidar de nossa saúde, pediu-nos para estudar o idioma e inserir-nos gradualmente no novo ambiente chinês e, em seguida, nas Filipinas para ser capaz de realizar melhor o apostolado.
Voltei pela primeira vez do Leste depois de dez anos: só então vi o Primeiro Mestre que tinha vindo a Nápoles para nos encontrar pessoalmente. Ele me perguntou, com tanto carinho, como a jornada fora, como havíamos sido durante os longos anos de guerra ... e concluiu: "Nossa Senhora salvou todos vocês; Seja grata e tente amar Maria Santíssima ".
Ainda me lembro de sua extrema pontualidade em responder às cartas. Nos anos de guerra, de 1941 até meados de 1945, as comunicações não eram possíveis,  Mestra Tecla estava trabalhando no envio de cartas para nós às irmãs dos Estados Unidos. Quando as comunicações entre a Itália e as nações do Oriente foram reabertas, nenhuma carta minha permaneceu sem resposta até sua última doença. Foi precisa e concisa; com poucas palavras ela respondeu e esclareceu qualquer problema.
Em particular, a virtude da humildade, junto com grande fé, me impressionou na Mestra Tecla. De volta à Índia, depois de alguns meses em Roma, encontrei uma nota na bolsa: "Eu agradeço que você veio e peço perdão se fui rude com você ... mas você sabe que eu te amo".
Quando Padre Alberione e Mestra Tecla vieram nos visitar em Bombaim, em 1955, nossa casa era muito pequena. O Primeiro Mestro imediatamente nos disse que precisávamos de uma casa maior. E M. Tecla, em troca: "Sim, mas faltam os meios". Alberione olhou-a seriamente e respondeu: "E a fé? É possível que você ainda pense tão humanamente? Ela humildemente aceitou a observação, agradeceu-lhe e depois disse: "Você ouviu o que o Primeiro Mestre disse? ... Temos fé ..."
E ouvimos o testemunho de Ir. Assunta Bassi (1915-2012):
Fiquei espantada com a clareza e prontidão de adesão às exigências sempre novas e sempre arriscadas que o compromisso de nossa vocação na Igreja exige. Ela, tão simples, tímida, assumiu uma atitude decidida, forte e corajosa que me impressionou fortemente. Eu sempre a vi apoiada pela fé e fidelidade ao carisma do fundador. É precisamente por isso que começamos muitas obras: o apostolado da rádio, o compromisso com a imprensa e a difusão de discos; a preparação e desenvolvimento de missões catequéticas e bíblicas, em uma ampla gama. "Devemos fazer o bem ... Desde que façamos o bem ...". Foi a expressão constante da Maestra Tecla.
Quantos ensinamentos desta nossa "Mãe"! Continuamos a orar a ela, a pedir sua intercessão, a imitar sua fé, humildade e zelo apostólico. Partilhemos as graças, pequenas ou grandes, das quais somos testemunhas em todas as partes do mundo e façamos a conhecer a sua voz profética que fala, ainda hoje, da beleza de Deus.
Com amor.
sr Anna Maria Parenzan
superior geral




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em entrevista, o Beato Tiago Alberione fala da Venerável Tecla Merlo

  No dia 05 de fevereiro celebram-se os 60 anos da páscoa de Irmã Tecla Merlo. Convidamos uma pessoa, testemunha da sua vida, que conviveu c...